Pular para o conteúdo

Top 8 Técnicas de Memorização para Profissionais

    Veja também:

    Pense nisso como a regra “use ou perca”, ou seja, ou coloca em prática o que aprendeu ou esquece.

    Quando você se envolve ativamente em maneiras de facilitar a lembrança de informações, seu cérebro se torna melhor nisso. Isso significa que ninguém é esquecido por natureza.

    É uma habilidade que pode ser aprendida e não é uma ciência de foguetes.

    Uma coisa importante a entender ao escolher técnicas de memorização é como o nosso cérebro processa e armazena a memória.

    Nossos cérebros favorecem informações que são vivas, ativas, coloridas, vívidas e envolventes. Os meios que precisamos para tornar as informações que queremos lembrar são interessantes para nossos cérebros. A chave para melhorar em qualquer técnica de memorização é encontrar uma que funcione para você em particular e estabelecer metas para seu treinamento.

    Aqui estão algumas das técnicas mais utilizadas que podem fazer exatamente isso.

    1. A Técnica Loci.

    Este método, originalmente acreditado para ter sido desenvolvido na Grécia Antiga há cerca de 2.500 anos, ela tem muitos nomes.

    Popularmente conhecido como “The Memory Palace”, esta técnica tem sido destaque em muitos filmes (pense na adaptação moderna de Sherlock Holmes) e programas de TV como um exercício de memória de escolha para os heróis e vilões especialmente talentosos.

    Mas a verdade é que a Técnica Loci é muito mais acessível para qualquer pessoa do que a maioria das pessoas pensam.

    Um estudo publicado pela The American Physiological Society mostrou que 92,9% dos estudantes que participaram do estudo experimentaram uma melhoria em recordar informações após apenas três sessões de 60 minutos de treinamento no Método Loci.

    Os estudantes vieram de várias áreas de estudo, e melhores resultados foram reivindicados para serem alcançados com um treinamento mais longo.

    A premissa desse método é simples.

    Você tem que tentar associar cada item que você está tentando lembrar com uma imagem específica e um lugar. Você pode usar os cômodos da sua casa e imaginar os itens espalhados pelos cômodos que parecem mais naturais para você.

    Ou você pode escolher um local em que você visita com frequência. O lugar não importa, desde que tenha um significado pessoal para você.

    Isso é importante para que seu cérebro categorize os itens que você está tentando lembrar como “interessantes”.

    Essa técnica é útil principalmente para lembrar informações que não precisam ser processadas, apenas recuperadas.

    Isso significa que essa técnica é mais adequada para lembrar coisas como listas, aniversários, nomes e rostos.

    Comece praticando 30 min por dia e acompanhe seu treinamento com o Anki para ver o progresso.

    2. Mnemônicos

    Todos nós encontramos mnemônicos como crianças. Seja para aprender a ordem dos planetas ou o número de dias em cada mês, foram-nos apresentados acrônimos, música ou rima para lembrar e recuperar informações.

    Outro mnemônico popular são sentenças memoráveis ​​que são construídas com palavras que começam com a mesma letra que os itens que você está tentando memorizar.

    Enquanto a maioria dos mnemônicos pode ser um pouco difícil de lembrar, uma vez que você o fizer, ele será preservado em sua mente por um longo tempo.

    Um estudo realizado na Universidade da Flórida em 2017, com o objetivo de avaliar a eficácia da mnemônica, mostrou que 71,2% dos estudantes acharam essas técnicas úteis para lembrar e depois entender melhor o material.

    A mnemônica musical provou ser a mais útil para lembrar o conteúdo acadêmico, bem como a retenção das informações por um período maior de tempo.

    3. A Técnica da Contação de Histórias

    Nossos cérebros adoram histórias.

    Tanto é assim que uma boa narrativa baseada no caráter pode causar a liberação de ocitocina, um hormônio que aumenta a empatia nas pessoas.

    As histórias englobam todas as qualidades de informação que fazem o nosso cérebro amar e lembrar: imagens vívidas e coloridas e envolventes enredos sobre outros seres que estão vivos.

    A indústria da publicidade percebeu esse fato há algum tempo, mas você, como indivíduo, também pode se beneficiar desse aspecto do seu cérebro para se lembrar de coisas de que precisa.

    Essa estratégia de memória é bem fácil.

    Ao criar imagens diferentes que incluem itens que você precisa memorizar e conectá-las em uma sequência, você cria uma história que seu cérebro pode seguir.

    A narrativa exata tem pouca importância. Tal como acontece com o método loci, é benéfico criar uma história com elementos que lhe interessam.

    4. Agrupamento (Chunking)

    A técnica chunking é toda sobre o agrupamento de itens para lembrá-los mais facilmente.

    A maioria das pessoas se depara com essas técnicas quando está tentando aprender como memorizar números de telefone, IDs de seguridade social ou números de contas bancárias, mas essa técnica também pode ser usada para outros tipos de informações.

    O aspecto chave que faz essa técnica funcionar é agrupar coisas com base na codificação semântica, o que significa que as coisas são colocadas em grupos de acordo com o contexto ou padrão.

    Isso pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

    Alguns podem agrupar suas listas de compras após o alfabeto, outras por tipo de comida. A maneira de conseguir implementar as técnicas de chunking é descobrir quais padrões são mais naturais para você e continuar com ela.

    Essa deve ser uma tarefa relativamente fácil para a maioria de nós.

    Afinal, encontrar padrões significativos na vida é parte da experiência humana, e nosso cérebro está preparado para isso.

    5. A técnica de Construção

    Esta é uma técnica que pode ser construída sobre as técnicas mencionadas acima, e pode realmente ajudar a expandir muito além da simples lembrança de fatos, nomes e números de telefone.

    Embora relembrar fatos possa ser útil, em um contexto profissional, nada supera o conhecimento profundo e a compreensão profunda de seu campo. Isso, no entanto, não pode ser alcançado por uma mera recordação das coisas.

    Um fato ou um conceito que é entendido tem uma chance muito maior de ficar na memória do que algo que você acabou de memorizar.

    Uma vez que você introduza um senso de compreensão e significado às coisas que você está tentando lembrar, você pode tanto lembrar melhor as coisas quanto aplicá-las em diferentes contextos.

    A técnica de construção é mais útil quando você precisa se lembrar de conceitos ou fatos maiores e mais complexos.

    Seu principal elemento-chave deste método é relacionar fatos e conceitos entre si, a fim de ajudá-lo a compreendê-los melhor.

    6. Repetição

    Você pode achar bobo que nós colocamos este na lista, mas, embora a maioria das pessoas saiba que “a repetição é a chave”, poucos realmente a praticam.

    Ed Cooke, campeão de torneios de memória e co-fundador do aplicativo de idiomas Memrise, lançou um experimento online que desafiou muitos especialistas no campo da memória a encontrar as melhores maneiras de memorizar as coisas mais rapidamente. Repetição saiu como número 2 na lista.

    Com conceitos e palavras simples, você pode ter que repeti-los até 30 vezes antes de aprender-los para sempre. Coisas maiores, como discursos ou apresentações de trabalhos, podem exigir mais repetições.

    A menos que você esteja tentando memorizar fatos ou palavras específicas, tente entender a essência do que você está tentando memorizar para evitar erros e soluços se esquecer palavras ou misturar a ordem dos seus pontos.

    O maior aplicativo de repetição espaçada na atualidade é o Anki e você pode baixá-lo aqui.

    7. Mapas Mentais

    Os mapas mentais são mais conhecidos por seu benefício em aumentar o pensamento criativo, mas podem ser usados ​​para aprender novas informações ou simplesmente organizá-las de uma maneira mais coerente.

    Um mapa mental tem elementos da técnica dos locus e da técnica de construção, mas é uma maneira muito mais tangível de organizar um assunto grande e complexo em categorias visuais distintas.

    Ele é melhor para quebrar textos mais longos ou vários documentos.

    Se você é novo em seu trabalho, pode, por exemplo, usar essa técnica para entender melhor os produtos e serviços que sua empresa oferece, ou até mesmo desenvolver suas próprias técnicas de vendas ou marketing.

    Há vários softwares onde você pode construir seu mapa mental, mas ferramentas elaboradas não são uma necessidade para esse método.

    Tudo o que você precisa essencialmente é um pedaço de papel e uma caneta. Comece colocando o tópico central ou a ideia que você está tentando lembrar no papel, de preferência expressa por uma ou duas palavras.

    Prossiga ligando-a a sub-tópicos com linhas simples, uma vez que se relacionam entre si. Quanto mais longe do tópico principal você estiver, mais detalhadamente sobre o tópico que você recebe.

    8. Melhorias no estilo de vida

    Melhorar o seu estilo de vida pode não dar-lhe um impulso noturno na memória, mas certamente terá efeitos positivos a longo prazo que podem tornar todas as técnicas acima mencionadas ainda mais eficazes.

    As melhorias no estilo de vida que podem ter um efeito positivo na sua memória podem ser amplamente divididas em três áreas: sono, dieta e exercício.

    O exercício físico protege e melhora a memória e as habilidades de aprendizado.

    Em um estudo feito na Harvard Medical School, os participantes caminharam rapidamente por uma hora, duas vezes por semana durante 6 meses. Esse tipo de exercício levou a um aumento no tamanho do hipocampo, na área do cérebro envolvida na memória verbal e no aprendizado.

    O estudo apontou que era importante se envolver em exercícios que eram desafiadores o suficiente para elevar seu pulso. Isso é importante para aumentar o fluxo de sangue para o cérebro responsável pelo transporte de oxigênio para o cérebro.

    Estar com o sono em dia também é importante para uma melhor memória.

    Outro estudo feito por pesquisas em Boston e na Alemanha mostrou como a privação do sono afeta a capacidade das pessoas de realizar tarefas simples, como reconhecimento facial e recordação de nomes.

    O grupo que foi mantido acordado teve um desempenho significativamente ruim comparado ao grupo que teve um sono de 8 horas antes de realizar as tarefas. Muito do sono ainda não foi descoberto pela comunidade científica moderna, mas uma coisa é clara: nosso cérebro “reinicia” quando dormimos .

    Durante a noite, o cérebro parece eliminar qualquer neurônio da atividade que realiza durante o dia, proporcionando-nos a sensação de estar descansado.

    Dieta é outro aspecto da sua vida que pode ter efeito positivo ou negativo em sua memória.

    O fato de que o que comemos tem um impacto global sobre a nossa saúde é algo que muitos de nós sabemos, mas os efeitos que uma dieta pobre tem além da cintura ainda não são um conhecimento generalizado.

    Colesterol, que tem sido nomeado o principal motivo para doenças cardíacas, pode ser bom, mas também pode se acumular em seu cérebro e restringir o fluxo sanguíneo e, portanto, o suprimento de oxigênio.

    Recentemente, pesquisadores de Havard também descobriram o quanto o intestino está conectado ao cérebro. Um estômago problemático pode enviar sinais ao cérebro que interrompem sua função normal e vice-versa.

    Bônus: Coisas que você não precisa memorizar

    Nossos cérebros são eficientes, mas têm poder limitado para lembrar de todas as informações necessárias em nossas vidas e processá-las de maneira ideal.

    É por isso que há algumas coisas, como listas de compras de supermercado, aniversários ou listas de tarefas semanais que devem ser automatizadas o máximo possível.

    Uma técnica útil que você pode adotar é o bloqueio de tempo . Isso implica bloquear o tempo fora do seu calendário para tarefas bastante mundanas que acontecem em sua vida em uma base regular. Para um trabalhador de escritório típico, isso pode estar respondendo e-mails, chegando aos clientes ou trabalhando em um projeto importante.

    De qualquer maneira, bloquear o tempo no seu calendário dá ao seu cérebro permissão para parar de pensar nessas tarefas, porque o tempo para completá-las já foi alocado.

    Desta forma, seu cérebro pode se concentrar em tarefas mais importantes. Não se esqueça de acompanhar o tempo que realmente gasta em tarefas e ajustar seus blocos adequadamente.

    Anki Brasil