Pular para o conteúdo

Como perder tempo usando o Anki?

    Como perder tempo usando Anki?

    Decidir criar um post com várias dicas do que não fazer ao usar o Anki.

    Anki é um software de flashcards, cartões de pergunta e resposta, o Anki foi criado com o objetivo de ajudar a memorizar mais facilmente qualquer coisa.

    O Anki trabalha na curva de esquecimento da memória humana, então quanto maior for a dificuldade de lembrar mais vezes o cartão aparecerá para revisão, claro que isso só acontecerá se for honesto na hora de responder se errou, foi bem ou se estava fácil.

    Antes de entramos no assunto deste post recomendo dar uma olhada no outro post que ajudará bastante 17 dicas pra ter sucesso com Anki.

    Mas vamos ao que interessar! Como perder tempo usando o Anki?

    1.Não saber como o software funciona.

    Se você não sabe como o Anki funciona e começar a encher de conteúdo, isso tornará o aprendizado muito dificultoso ou terá tantos cartões acumulados que isso fará com que percar muito tempo revisando, ou seja, criará o efeito bola de neve.

    2.Não crie cartões de coisas que não entende.

    Se você começar a encher o Anki com material que você não entende perderá tempo. Muito estudantes que usam Anki, em vários países, cometem esse erro. Por exemplo, se você tentar aprender um livro sobre a segunda guerra mundial em russo sem ser falante de russo, será que vai conseguir? Pode até conseguir, mas será muito mais difícil do que primeiro aprender russo, não é?

    3. Não construir do básico, não tornar isso simples.

    O que você pretende aprender não precisa estar super detalhado. Ao contrário, quanto mais simples é melhor.Não trate o básico ou algo muito fácil como se não fosse essencial ou algo que possa ser descartável. O básico tomará apenas entre 3% e 10% do seu tempo.

    O material que deseja aprender será mais fácil de memorizar se for simplificado, por exemplo, será mais fácil aprender 10 frases em inglês uma por uma ou 10 de uma só vez? Obviamente uma por uma, ou seja, uma em cada cartão.

    Conhecimento mal-formulado 

    Q: O que são as características do Mar Morto?
    R: lago de água salgada localizado na fronteira entre o Israel e Jordania. Sua costa é o mais baixo ponto na superfície da Terra, com altura média de 396 m abaixo do nível de mar. Possui 74 km de extensão. É sete vezes mais salgado (30% de volume) que o oceano. Sua densidade mantém quem nada ali flutuando. Só organismos simples conseguem viver em suas águas salinas.

    Conhecimento bem-formulado – Simples e específico 

    Q: Onde o Mar Morto é localizado? 
    R: Na fronteira entre Israel e a Jordania.
    Q: Qual é o ponto mais baixo na superfície da Terra? 
    R: A costa do Mar Morto.
    Q: Qual é a altura média na qual o Mar Morto é localizado? 
    R: 400 metros (abaixo do nível de mar).
    Q: Qual extensão possui o Mar Morto? 
    R: 70 km.
    Q: Quantas vezes mais salgado é o Mar Morto comparado com os oceanos? 
    R: 7 vezes.
    Q: Qual é o volume do conteúdo de sal no Mar Morto?
    R: 30%.
    Q: Por que o Mar Morto pode manter os nadadores flutuado? 
    R: devido a conteúdo elevado de sal.
    Q: Por que o Mar Morto é chamado Morto? 
    R: porque só organismos simples podem viver ali.
    Q: Por que só organismos simples conseguem viver no Mar Morto? 
    R: por causa do alto conteúdo de sal. 

    4. Usar o Anki apenas no computador.

    Hoje em dia quase todas as pessoas tem um smartphone e não fazer proveito disso pra aprender não é algo muito legal.

    No Anki você pode adicionar ilimitados cartões e esses cartões podem ser armazenados no seu smartphone, trazendo a você o beneficio de estudar onde quiser ou onde você puder. Essa é a maior vantagem do Anki sobre outras formas de aprendizado, você pode fazer suas revisões no ônibus, metro, shopping, no intervalo do almoço.

    5. Não usar todos os recursos do Anki.

    Nos cartões criados no Anki você pode adicionar imagens, vídeos, áudios, textos, fórmulas. Se você não fizer o uso de todos os recursos pra melhorar seu aprendizado você estará perdendo completamente seu tempo, pois imagens, áudios, vídeos ajudam a trabalhar os outros partes da memorização.

    Anki Brasil