Pular para o conteúdo

Como melhorar sua pronúncia!?

    “O quê?” “What?”

    “Você pode dizer isso de novo?” “Can you say that again?”

    Quantas vezes você ouve isso quando está falando? Mesmo que o seu vocabulário e gramática inglesa sejam perfeitos, ainda pode ser difícil para as pessoas entenderem você por causa de sua pronúncia.

    Aprender a pronunciar palavras em inglês corretamente pode ser uma das partes mais difíceis de aprender inglês.

    A língua inglesa tem alguns sons que o português não tem, então você terá que aprender como fazer sons completamente novos.

    Além disso, as vogais inglesas tornam realmente complicado saber como dizer uma palavra. “Way”, “weigh” e “whey” são todas pronunciadas iguais, por exemplo, enquanto “comb”, “bomb” e “tomb” são pronunciados de forma diferente.

    Ah! Sim, sabemos que isso pode deixar você louco.

    É por isso que temos sete dicas para você, para ajudá-lo a pronunciar melhor as palavras em inglês.

    1. Aprenda a ouvir.

    Antes de aprender a falar, você precisa aprender a ouvir. Alguns sons podem ser difíceis de distinguir quando você está ouvindo. Por exemplo, as frases “Did the speaker sleep or slip?” “O falante dormiu ou escorregou?” e “Did he hurt his chin ou shin?” “Ele machucou o queixo ou a canela?” Se você puder ouvir a diferença, será mais fácil falar a diferença.

    A prática de pronúncia em Many Things é realmente fluida, especialmente sua enorme seleção de lições sobre pares de palavras com sons parecidos ou diferentes apenas por um som. Você pode clicar em cada palavra para ouvir uma frase completa, depois testar a si mesmo na segunda caixa e clicar na resposta correta.

    Quando você quiser ouvir inglês autêntico em vez de exercícios de pronúncia, você pode assistir a vídeos no YouGlish. O YouGlish é uma plataforma de imersão online que captura vídeos do YouTube como vídeos musicais, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas.

    Quanto melhor você ouvir as palavras, melhor você se tornará ao pronunciá-las.

    2. Observe como sua boca e seus lábios se movem.

    Quando você fala, você move sua boca. O modo que você move sua boca afeta como você pronuncia uma palavra.

    O primeiro passo para corrigir é prestar atenção no movimentos. Existem algumas maneiras de verificar se a boca e os lábios estão formando se movendo corretamente:

    • Use um espelho. Esta é de longe a maneira mais simples de dizer o que sua boca está fazendo enquanto você fala.
    • Coloque um dedo na frente dos seus lábios (como se estivesse dizendo “shh”). Enquanto estiver falando, não mova o dedo. Você deve sentir seus lábios se afastando ou empurrando o dedo.

    Para que as dicas tenham o efeito desejado, observe outras pessoas e observe a forma que a boca e os lábios se movimentam quando elas falam. Tente acompanhar o seu programa de TV ou filme favorito. 

    Há guias e fotos online que ajudarão você a aprender como mover sua boca. O site Sound of English tem algumas boas explicações para pronunciar palavras específicas. Este guia é para pessoas que fazem animações em 3D, mas as fotos são um ótimo começo para entender como sua boca deve ficar quando você fala.

    3. Preste atenção à sua língua.

    A principal diferença entre o “rice” “arroz” e “lice” “piolho” no inglês é que quando você fala, você move sua língua para fazer sons. Você provavelmente nem percebeu isso, já que você faz isso sem pensar. Para melhorar sua pronúncia em inglês, é uma boa ideia verificar o que sua língua está fazendo.

    Alguns sons difíceis para os falantes do português são as letras “L” e “R”, e o som “TH”. Pronuncia-los corretamente é tudo na língua!

    how-to-improve-english-pronunciation
    • Para fazer o som “L”, sua língua deve tocar a parte de trás dos dentes da frente e a parte superior da boca, logo atrás dos dentes. Experimente agora: diga a palavra “light”. Diga isso algumas vezes. Sinta onde sua língua está em sua boca. Certifique-se de que toca o topo da sua boca.
    • Para fazer o som “R”, sua língua não deve tocar o topo de sua boca. Puxe sua língua de volta para o meio da boca, perto de onde ela descansa naturalmente, se você não estivesse dizendo nada. Quando você diz o som, seus lábios devem estar um pouco arredondados. Experimente agora: diga a palavra “right” algumas vezes. Você deve sentir o ar soprando entre a língua e o topo da boca enquanto fala. Você, também, deve sentir seus lábios ficarem um pouco mais redondos quando fizer o som.
    • Agora para o som “TH”. Este pode parecer estranho já que não temos um som semelhante no português. Para fazer este som, coloque sua língua entre os dentes superiores e inferiores. Sua língua deve ficar um pouco entre os dentes e, ao empurrar o ar para fora da boca, deixe escapar um pouco de ar entre a língua e os dentes, é assim que o som é formado. Experimente agora: diga a palavra “think”. Repita isso algumas vezes. Certifique-se de empurrar sua língua entre os dentes.

    Agora que você sabe onde colocar sua língua, consegue ouvir a diferença?

    Para obter uma explicação mais detalhada sobre como fazer esses três sons corretamente, assista:

    Diferença entre o sons R e L canal da Rachel’s English – YouTube.

    Exercícios para os sons R e L canal Rachel’s English – YouTube.

    Como pronúncia os sons do TH canal Rachel’s English – Youtube.

    O canal da Rachel’s English tem várias dicas de pronúncia.

    4. Divida as palavras em sons.

    As palavras são compostas de sílabas ou partes. A palavra “syllable”, por exemplo, tem três sílabas: syl-la-ble. Transformar palavras em partes pode torná-las mais fáceis de pronunciar.

    Para verificar quantas sílabas uma palavra tem, use este dicionário.

    Ou você pode acompanhar as transcrições fonéticas no site WordReference.

    5. Adicione estresse aos sons e palavras.

    Inglês é uma língua “estressada”. Isso significa que algumas palavras e sons são mais importantes que outros. Você pode ouvir isso quando você diz uma palavra em voz alta. Por exemplo, a palavra “introduce” é pronunciada com um estresse no final, então soa assim: “in-tro-DUCE”.

    Às vezes, quando você coloca o estresse em uma palavra, pode alterar o significado da palavra. Diga esta palavra em voz alta: “presente”. Se você disse “PREsent”, você está falando de um substantivo que significa “neste exato momento” ou “um presente”. Se você disse “preSENT”, você está falando de um verbo isso significa “dar ou mostrar”.

    Existem regras para onde o estresse vai em cada palavra. Aqui está uma regra:

    • A maioria dos substantivos de duas sílabas são enfatizados na primeira sílaba, e a maioria dos verbos de duas sílabas é enfatizada na segunda sílaba.

    É como a palavra “present.”. Eis outro exemplo: o substantivo “ADDress” é o lugar onde você mora e o verbo “addRESS” é falar com alguém.

    Se tudo isso parece muito complicado, não se preocupe em memorizar todas essas regras, a melhor maneira de aprender é ouvindo e praticando. Lembre-se de que a maioria dos falantes nativos de inglês também não conhece as regras, eles apenas dizem o que “parece certo”. Com prática suficiente, você pode obter o que parece certo também.

    Frases também têm estresse; algumas palavras são mais importantes e são ditas com mais clareza e força do que o resto da frase. Tente ler esta frase em voz alta: “I ate some toast with butter in the morning.” “Eu comi algumas torradas com manteiga de manhã.”

    A frase deveria ter soado assim (as palavras em negrito são as estressadas): ““I ate some toast with butter in the morning.” Observe como você diminui cada vez que você chega a uma palavra importante, e passa rapidamente por aquelas menos importante.

    Continue praticando lendo em voz alta, tendo conversas e ouvindo bem onde outras pessoas colocam o estresse quando elas falam.

    6. Use podcasts e vídeos de pronúncia.

    Existem alguns excelentes guias de áudio e vídeo sobre as pronúncias em inglês que você pode usar para melhorar. O English Language Club tem vídeos que mostram como fazer sons diferentes em inglês. A Rachel’s English tem vídeos amigáveis sobre como falar e pronunciar o inglês americano em conversas cotidianas.

    Se você gosta de podcasts melhor, o Pronuncian tem mais de 200 arquivos de áudio que ajudam com tudo, desde pronúncia até o estresse e o pitch (como você aumenta e diminui sua voz enquanto fala).

    Se nada disso é o que você procura, há muito mais por onde escolher. Encontre o que é certo para você no YouTube que é uma grande fonte de conteúdo.

    7. Grave sua pronúncia.

    Uma maneira de saber se toda a sua prática está funcionando é se gravar com uma câmera. Use uma câmera e não apenas um gravador de som, pois é importante ver como você fala e não apenas ouvir.

    Você não precisa fazer download de nenhum software especial para gravar a si mesmo. A maioria dos computadores e dispositivos móveis possui gravadores de vídeo embutidos. Seu telefone ou dispositivo móvel também tem um aplicativo de captura de vídeo, geralmente como parte do aplicativo da câmera.

    Compare sua gravação com outra pessoa dizendo as mesmas palavras ou sons. Encontre um vídeo da sua parte favorita de um filme, como este clipe de “Earth to Echo“. Escolha uma ou duas frases e grave-se tentando corresponder ao estresse, tom e pronúncia do vídeo. Então você pode comparar os dois e ver o que você fez de forma diferente, e tente novamente.

    Anki Brasil